.disclaimer.

o autor deste blog não se responsabiliza pelo uso que os leitores possam fazer das análises técnicas aqui colocadas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

análise técnica aos principais índices norte - americanos.

s&p 500 - close up.

s&p 500.

nasdaq composite - close up.

nasdaq composite.

dow 30 - close up.

dow 30.


tal como colocado no post de fim de semana, e depois da forte sessão de ontem, o trend de curto prazo continua bullish nos vários índices. no entanto este movimento continua sustentado por pouco volume, o que é um factor menos positivo a ter em conta.
os indicadores de momentum ainda não se encontram na zona sobrecomprada, o que é um factor a favor da possível continuação deste trend.
quanto aos índices, individualmente, verificamos que o s&p 500, cortou ascendentemente a red downtrend line 3 e a sua EMA200, que nas últimas sessões da semana passada, estavam a servir de resistência. este é um aspecto bullish para o índice.
é possível que o índice consolide, nas próximas sessões, acima da sua EMA200 antes de encetar uma segunda leg up e testar a resistência do trading range onde tem vindo a transaccionar nos últimos meses e que corresponde aos máximos de junho e agosto.
esta resistência horizontal é uma importante resistência no passado recente do índice. se houver, nas próximas sessões breakout da mesma, e se ela se transformar em suporte, o presente trend de curto prazo terá pernas para andar. caso contrário, se ela actuar como resistência que é, o trend inverterá.
de referir que esta linha de tendência horizontal é ao mesmo tempo a neckline do possível inverted H&S que se estará a desenvolver no índice, isto se for activado através do corte ascendente da neckline.
o nasdaq composite depois de no final da semana passada ter consolidado e encontrado suporte nas suas EMA`s, na forte sessão de ontem, cortou ascendentemente a red downtrend line que lhe estava a servir de resistência. este facto é bastante relevante e bullish.
o índice prepara o seu caminho para norte, mas para isso terá que activar o inverted H&S que está a desenvolver, cortando ascendentemente a sua neckline num montante superior a 5% acima da mesma.
apesar de este movimento de curto prazo ser bullish, para que o movimento se transforme num movimento de médio prazo, também bullish, o índice tem que cortar ascendentemente a linha de tendência horizontal que já serviu de resistência em junho e em agosto e activar, assim, o trading range onde tem vindo a transaccionar nos últimos meses.
quanto ao dow está a testar a red downtrend line 3 que poderá actuar como resistência nas próximas sessões, levando o índice a consolidar em torno destes valores, antes de uma possível segunda leg up.
como aspectos bullish, de referir também que o índice está a ganhar suporte nas suas EMA`s e possívelmente a desenvolver um inverted H&S.
como conclusão, poderemos dizer que as próximas semanas serão muito importantes para a definição de qual o caminho, de médio e longo prazo, para os índices. se para norte, teremos um bull market em perspectiva. se para sul, então poderemos ver os índices a continuar o bear market que se formou desde os finais de 2007.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
um espírito curioso com vontade de aprender e de melhorar todos os dias, também como pessoa.