.disclaimer.

o autor deste blog não se responsabiliza pelo uso que os leitores possam fazer das análises técnicas aqui colocadas.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

charts that matters

(click on charts to enlarge).

s&p 500 - daily chart.

s&p 500 - weekly chart.

30 year treasury bond yields index - daily chart.

TLT - daily chart.

vix - daily chart.

financials select sector SPDR - daily chart.

regional banking index ETF - daily chart.

copper:spot price - daily chart.

baltic dry index - daily chart.

domingo, 22 de janeiro de 2012

análise técnica á 30 Year Treasury Bond Yield, TLT, S&P 500 e Vix.

(click on charts to enlarge)

30 Year T-Bond Yield - daily chart: close up.

30 Year T-Bond Yield - S&P 500 - daily charts.

TLT - daily chart.

TLT-S&P 500 - daily charts.

Vix - daily chart.


historicamente a 30 year t-bond yield tem mantido uma correlação negativa com as treasury bonds e uma correlação positiva com o s&p 500.
quando a 30 year t-bond yield sobe os investidores deslocam o seu dinheiro das treasury bonds para mercados mais ofensivos como as commodities e as ações e aquelas caem.
quando a 30 year t-bond yield desce os investidores tem tendência para alocar os seus investimentos em mercados mais defensivos como o dollar americano e as treasury bonds e estas sobem.
pelo exposto se conclui que o comportamento da 30 year t-bond yield é de extrema importância para prognosticar o comportamento futuro tanto das treasury bonds como dos índices bolsistas.
neste momento qual é o ponto de situação.
tecnicamente verificamos que a 30 year t-bond yield se encontra em zona sobrevendida, de onde partem futuros movimentos bullish, e que nos últimos meses esteve a consolidar e a preparar a construção de um triângulo simétrico e de uma cunha descendente, ambos já resolvidos com um upward breakout, pelo que poderá estar a indiciar um rebound e o desenvolvimento de um uptrend channel. de referir também que no último mês realizou dois higher lows e dois higher highs.
contudo, para que este cenário se desenvolva de forma consistente no médio e longo prazos é necessário levar de vencida as importantes resistências que possui nos 31-32 pts e nos 34-35 pts.
para atestar da sua importante influência quer nos mercados de ações quer das treasury bonds basta verificarmos que enquanto esteve a consolidar em torno dos 28-32 pts a TLT e o S&P 500 estiveram ambos a testar por várias vezes as suas importantes zonas de resistência, respetivamente nos 123-124 pts e 1295-1300 pts, num confronto para ver qual dos dois a ganhava primeiro.
parece que tal confronto para já está a favor do 500 index, acaba de ganhar os 1300 pts como suporte, e a TLT não só não ganhou a zona de resistência dos 123-124 pts como perdeu a long term uptrend line e a short term uptrend line nas últimas três sessões em que a 30 year t-bond yield esteve a valorizar.
se o comportamento desta continuar no sentido norte com as previsões apontam, prevê-se um seu valor de 3.77 para o verão, tal porá pressão baixista nas treasury bonds e como tal a TLT, que neste momento se encontra sobre comprada a testar a mid point area do trading range que poderá estar a construir, a ter como próximo objetivo um teste á lower boundary desse mesmo trading range em torno dos 108-110 pts.
a ser este o cenário futuro que se está a construir poderemos ver o vix a perder o suporte que neste momento tem na sua mid term uptrend line e a ter como próximo objetivo natural um teste á sua zona suporte em torno dos 14-15 pts.
como conclusão poderemos dizer que o comportamento futuro dos mercados, tanto bolsistas como das treasury bonds, dependerá muito do comportamento da 30 year t-bond yield nos proximos tempos tal como dependerá também da evolução politica e financeira em torno dos problemas que afetam a zona euro.

análise técnica ao swiss market index e swiss franc.

(click on charts to enlarge)

swiss market index - daily chart.

swiss franc - daily chart.

swiss franc - daily chart: close up.


o swiss market index, depois de ter ganho a importante zona dos 5900-6000 pts como zona de suporte em janeiro, encontra-se a testar a mid term downtrend line em torno dos 6200 pts.
na presença desta resistência, e com o rsi a entrar na zona overbought, é possível haver um throwback á anterior zona de suporte para a vir novamente testar.
a ser este o cenário que se irá desenvolver para as próximas sessões, tal não põe em causa o comportamento do índice no médio e longo prazo.
nestes horizontes temporais o índice continua a construir o uptrend channel iniciado em agosto de 2011 e, como tal, continua em bullish mode.
o swiss franc, depois de ter ganho suporte na zona dos 105-107.5 pts, encontra-se a desenvolver uma bullish divergence e a construir uma falling wedge, indiciando a resolução de tal padrão um rebound na upper boundary do padrão.
de referir que tais padrões acarretando um comportamento bullish poderão indiciar um movimento para norte e um novo teste ao gap dos 117.5-120 pts que irá actuar como resistência.

domingo, 15 de janeiro de 2012

análise técnica ao 500 index - 10X3 Point&Figure chart.

(click on chart to enlarge)

s&p 500 - 10 by 3 Point&Figure chart.


apesar do movimento corretivo a que o 500 index foi submetido no verão passado o trend de longo prazo continua em bullish mode.
enquanto as linhas de tendência continuarem a servir de suporte ao índice os targets a norte continuam a ser aqueles que estatisticamente apresentam maior probabilidade de virem a ser encontrados.
no entanto, e apesar de termos para o indice contagens verticais com target nos 1460, 1490, 1500 e 1530 pts bem como uma contagem horizontal nos 1630 pts, as contagens verticais nos 1080 e 1040 pts continuam activas bem como as contagens horizontais nos 1050, 1010 e 950 pts e prontas para serem levadas em consideração como objetivos futuros a perseguir assim que se der uma inversão de tendência, isto se entretanto não forem invalidadas.

sábado, 14 de janeiro de 2012

análise técnica ao cac 40 - daily and weekly charts.

(click on charts to enlarge)

cac 40 - daily chart.

cac 40 - weekly chart.


o cac 40 encontra-se a testar mais uma vez a sua importante zona de resistência dos 3300 pts.
apesar de ter resolvido o triângulo simétrico que vinha construindo desde outubro através de um upward breakout, facto técnico importante, e de estar possivelmente a construir um diamond bottom e um double bottom, padrões também visiveis no gráfico semanal, enquanto a zona de resistência dos 3300 pts não for ganha como suporte a polaridade do índice não será invertida.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

análise tecnica ao dax 30 - daily and weekly charts.

(click on charts to enlarge)

dax 30 - daily chart.

dax 30 - weekly chart.


depois de ter quebrado ascendentemente a linha da oferta do triângulo simétrico que vinha a construir desde outubro o dax encontra-se agora a perder momentum e na iminência de poder estar a realizar um throwback a esta mesma linha, deixando no seu gráfico diário alguns padrões bearish, bearish divergence e uma possível cunha ascendente, que parecem indiciar um teste primeiramente ao suporte dos 6000 pts e possivelmente á zona suporte dos 5650-5800 pts.
ainda que desde outubro o dax tenha vindo a realizar relative higher lows e um higher high relativamente ao máximo de dezembro, como se pode ver também no gráfico semanal, para o índice mudar definitivamente de polaridade terá que ganhar de forma consistente a zona dos 6400 pts como zona suporte.
neste último horizonte temporal verificamos que o dax cortou ascendentemente a linha da oferta do triângulo simétrico analisado também no gráfico diário. para além deste fato técnico verificamos ainda que quando o índice levar de vencida a zona de resistência que possui nos 6400 pts acionará um possível double bottom com target nos 7800 pts, valor que corresponde aproximadamente ao máximo atingido no verão de 2010.

sábado, 7 de janeiro de 2012

análise técnica ao 500 index : curto e médio prazo.

(click on charts to enlarge).

s&p 500 - 30 min chart.

s&p 500 - daly chart.

nyse mcClellan oscillator - daily chart.

nyse NH-NL index - weekly chart.

baltic dry index - daily chart.

copper: spot price - daily chart.

crb commodities index - daily chart.


tal como temos vindo a escrever aqui há já alguns posts acreditamos que o s&p 500 está a desenvolver um inverse h&s com target teórico nos 1360 pts.
contudo, e como também já aqui escrevemos anteriormente, acreditamos que tal target apresenta poucas probabilidades de vir a ser atingido.
antes, acreditamos que o seu target se situará na zona dos 1310-1340 pts, importante zona de resistências a vencer por parte dos bulls que por agora parecem não ter nem a convição nem a força para encetar tal empresa já que o movimento ascendente não parece ser impulsivo, antes correctivo. estaremos assim a formar a wave c corretiva do minimo de outubro.
a apoiar esta nossa ideia está também o comportamento do weekly nyse NH-NL index que apesar de apresentar valores positivos parece estar a construir uma rising wedge, padrão cuja resolução costuma dar-se na sua lower boundary.
neste contexto á a referir também que poderá estar a construir também bearish divergences com outros breadth indicators e com alguns indicadores de momemtum.
por outro lado parece-nos também que os bears estão a fazer sentir a sua presença junto ás resistências que o índice apresenta abrindo aí com alguma facilidade os seus shorts e fazendo assim sentir a sua presença.
depois do exposto e olhando agora para o gráfico de 30 min, acreditamos que pela bearish divergence que está a construir o índice nas próximas sessões irá corrigir e virá testar a zona dos 1232-1252 pts, lower boundary da rising wedge que está a desenvolver e zona Fibonacci correspondente a um retracement entre os 38,2% e os 61,8% do anterior up move iniciado nos 1200 pts.
de referir que esta bearish divergente pode ser vista também no macClellan oscillator que, apesar de ainda não estar sobrecomprado, e como tal ainda deixar "espaço" para mais algum movimento ascendente, se encontra também ele a construir uma rising wedge, padrão cuja resolução probabilisticamente costuma indiciar que um movimento descendente de curto prazo estará na calha.
a partir desta zona vários cenários se nos afiguram possíveis.
a saber: 1º - o índice faz aqui um rebound e inicia o seu movimento para norte em direção á zona target dos 1310-1340 pts. 2º - o 500 index vem testar os 1200 pts e a partir daqui o movimento descendente acelera, com o índice a continuar a sua viagem para sul, tendo como objectivo um teste aos minimos de outubro.
no gráfico diário apresentam-se também os possíveis cenários que o s&p 500 poderá estar a construir acreditando nós, no entanto, que no médio prazo o cenário mais plausível seja aquele em que o índice depois de corrigir e ganhar suporte na zona dos 1230-1250 pts se encaminhará para norte tendo por objectivo a zona target dos 1310-1340 pts e a partir destes valores vir testar os minimos de outubro.
as razões em que nos baseamos para pensarmos assim, para além das razões técnicas apresentadas acima, prendem-se com o desacelerar do crescimento das maiores economias mundiais que ainda deve fazer-se sentir nos próximos meses e de como tal performance influência a produção industrial e esta a procura de mercadorias, o seu preço e o seu transporte através dos oceanos.
basta uma análise técnica ao copper spot price, commodities index e baltic dry index para se perceber a falta de otimismo de como a economia real perspectiva o crescimento da actividade económica para o médio prazo.
apesar de os responsáveis políticos e de os investidores institucionais estarem a fazer um esforço para injetarem otimismo nos índices bolsistas e anteciparem o comportamento das economias para o futuro próximo, os agentes económicos parecem por enquanto pensar o contrário.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

análise técnica ao shangai composite, india BSE 30 e são paulo Bovespa.

(click on charts to enlarge).

shangai composite - daily chart.


o shangai composite encontra-se neste momento a realizar uma bullish divergence. facto técnico importante e que poderá indiciar estar a ganhar suporte no curto prazo na lower boundary do downtrend channel que tem vindo a construir desde abril do ano que findou e realizar a partir destes valores um rebound que o levará a testar a importante zona de rtesistência que possui nos 2300 pts, upper boundary do mesmo canal descendente.
no entanto para que entre em bullish mode no médio e longo prazo, a tarefa afigura-se bem mais complicada já que terá que realizar alguns acontecimentos técnicos deveras importantes.
a saber: ganhar os 2300 pts como suporte, ganhar a upper boundary do downtrend channel, realizar relative higher highs acima dos 2500 pts e cortar ascendentemente a importante resistência dos 2700 pts que perdeu em julho e ainda por último ganhar a log term uptrend line.
tarefa hercúlea.

brazilian bovespa - daily chart.


o são paulo bovespa encontra-se a construir desde agosto último um uptrend channel estando nas últimas sessões a testar a sua ema 200 bem como a importante resistência que possui nos 60000 pts que por enquanto ainda não foram cortadas em alta e estão a actuar como resistências. no curto prazo é provável que esta resistência possa ser ganha como suporte. se for este o cenário que se irá concretizar então o próximo target será um teste á zona dos 64000-66000 pts, zona onde se encontra a upper bondary do canal ascendente, a downtrend line que vem de novembro de 2010 bem como a mid point area do trading range.
no entanto para que a tendência de médio e longo prazo se transforme numa tendência bullish consistente é necessário que o índice ganhe de forma definitiva estas resistências como suportes. diga-se de passagem tarefa nada fácil.

india BSE 30 - daily chart.


o bse está a construir uma bullish divergence e uma falling wedge cuja resolução costuma concluir-se com um upward breakout na sua linha de oferta.
ambos os acontecimentos técnicos poderão colocar o índice em bullish mode no curto prazo tendo por objectivo bastante ambicioso um teste á zona dos 17250 pts, upper boundary do canal descendente que está a construir desde novembro de 2010.
contudo tecnicamente no médio e longo prazo o índice continua em bearish mode.
esta perspectiva só se alterará para o médio e longo prazo quando o índice cortar ascendentemente a downtrend line que vem de novembro de 2011 bem como a zona de resistência que possui nos 17250 pts e a upper boundary do seu downtrend channel.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

análise técnica ao swiss market index e swiss franc.

(click on charts to enlarge).

swiss market index - daily chart.

swiss franc - daily chart.


o swiss index ganhou á segunda tentativa a zona de resistência dos 5900-6000 pts depois de uma tentativa gorada em novembro. facto técnico importante para o índice.
no entanto, para que continue em bull mode e a desenvolver o uptrend channel que está a construir desde agosto, é necessário que esta zona seja ganha de forma consistente como zona suporte nas próximas sessões.
se o conseguir é expectável que primeiro consolide em torno destes valores depois para atacar o seu próximo objectivo na sua caminhada para norte: a mid term downtrend line que vem de fevereiro de 2011.
estes objectivos, no entanto, estarão dependentes do comportamento da sua moeda nacional: o swiss franc.
se a sua moeda valorizar, como a análise técnica ao seu gráfico diário parece querer indiciar, tal porá pressão no índice bolsista e a concretização dos seus objectivos tornar-se-ao mais dificeis.
de referir, neste contexto, que o swiss franc poderá estar na eminência de realizar nesta zona dos 105 pts um rebound e consequente up leg cujo target será fechar o gap deixado em aberto em julho de 2011 na zona dos 117-20 pts, já que está a realizar uma bullish divergence e a ganhar suporte nos 105 pts.
se não conseguir ganhar, a estes valores, suporte então espera-se um teste à importante zona dos 100 pts.

análise técnica ao 500 index.

(click on chart to enlarge)

s&p 500 - 30 min chart.


tal como escrevemos nos últimos posts aqui colocados sobre a 500 index, continuamos a achar que este índice está a desenvolver um inverse h&s com target teórico nos 1360 pts.
de acordo com os cânones da análise técnica nas próximas sessões deverá corrigir, fazendo um throwback, e vir testar a neckline na zona dos 1260-65 pts.
no entanto achamos que o índice ficará aquém de cumprir o seu target teórico, possivelmente ficará na zona dos 1340 pts, para depois viajar para sul e vir testar o minimo de outubro.
quais as razões para pensarmos assim?
algumas técnicas. as restantes, "just a gut feeling".

Arquivo do blogue

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
um espírito curioso com vontade de aprender e de melhorar todos os dias, também como pessoa.