.disclaimer.

o autor deste blog não se responsabiliza pelo uso que os leitores possam fazer das análises técnicas aqui colocadas.

sábado, 12 de novembro de 2011

análise técnica ao s&p 500.

(click on charts to enlarge)

spx.


spx - weekly chart.


vix index.


depois do movimento iniciado em outubro o 500 index encontra-se agora a consolidar entre a zona dos 1220-1230 pts e a zona dos 1295-1300 pts, estando neste momento a construir um pennant, padrão de consolidação por excelência, cuja resolução costuma fazer-se no sentido do anterior movimento.
a ser assim, espera-se um corte ascendente da upper boundary desta figura e um teste ao anterior máximo relativo nas imediações dos 1370 pts.
nesta mesma zona encontra-se também o target do double bottom que o índice está construir.
de referir que no gráfico semanal o índice acaba de ganhar esta semana, como suporte, a mid term uptrend line que vem de julho de 2009, bem como apresenta alguns indicadores de momentum com valores superiores a 50, o que é um importante facto técnico a registar.
um outro argumento a favor de poder estar para breve, esta semana, uma nova up leg prende-se com o comportamento do vix.
este índice parece estar a indiciar que o próximo movimento será para norte já que perdeu o suporte do trading range onde vinha a consolidar e se encontra desde outubro a cotar abaixo da média móvel de 20 dias e dentro do que parece ser um downtrend channel, portanto em bearish mode.
como conclusão poderemos finalizar dizendo que conquanto não apareça por aí nenhum black swan a contrariar o que a análise técnica parece querer indiciar, bem como a zona dos 1220-1230 pts não seja convictamente cortada em baixa - e aqui aconselha-se a aplicação da regra dos 3%, logo o suporte de curto prazo dos 1190 pts como extensão limite deste corte, a direção do próximo move parece ser para norte.
caso este suporte seja cortado em baixa então a situação complica-se para o lado bull e poderemos assistir a um avolumar do sell off e a um reteste aos mínimos de outubro.

euro index.

us dollar index.


atendendo a que a cotação do dollar se correlaciona negativamente com a cotação do euro, se nos próximos tempos assistirmos a um estabilizar da zona euro e consequente valorização da sua moeda então poderemos esperar uma desvalorização do dollar que induzirá uma subida nos índices americanos, já que ambos se correlacionam negativamente.

commodities index.

us oil fund index.


como se sabe as commodities e o petróleo correlacionam inversamente com o valor do dollar, moeda em que são cotadas.
assim, se assistirmos por um lado a uma melhoria dos dados macro económicos da economia norte americana e por outro a um desvalorizar do dollar como resultado da valorização do euro espera-se um aumento do preço destas matérias primas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
um espírito curioso com vontade de aprender e de melhorar todos os dias, também como pessoa.