.disclaimer.

o autor deste blog não se responsabiliza pelo uso que os leitores possam fazer das análises técnicas aqui colocadas.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

s&p 500 - "just a thought" - flipped charts.

flipped chart do s&p 500 - close up.

flipped chart do s&p 500.


"when in doubt, flip your charts upside down".

apresentam-se acima dois gráficos invertidos do s&p 500.
o intuito deste exercício é proporcionar uma visão do índice numa perspectiva contrária àquela que está a construir.
para quem é um eterno bull este exercício pretende remover a sua visão excessivamente bullish. para quem está sempre do lado bear, remover a sua visão extremamente bearish.
a análise técnica apresentada será feita tendo em conta a situação técnica dos flipped charts.

o índice está a desenvolver uma descending wedge.
a resolução deste padrão costuma fazer-se através de um upward breakout, mas tal não significa que se deva agir antes que o breakout se faça.
após o breakout, e se ele se der na linha superior da cunha descendente, verifica-se, em 50% dos casos, um throwback á mesma, para depois perseguir o seu target teórico, que corresponde neste padrão,ao highest high da formação.
caso se verifique um downward breakout, então é expectável que se verifique um pullback, para depois de desenvolver no sentido do breakout e com target teórico no valor que se obtém subtraindo ao highest high o breakout price.
perante o contexto técnico que se está a desenvolver no s&p 500 dois possíveis cenários se colocam:
cenário 1 -
se o breakout se der na linha superior da cunha descendente, então é expectável que o índice vá testar a linha de tendência descendende que vem dos máximos de 2009, para depois fazer um throwback e consequente rebound á linha superior da cunha descendende. pelo caminho cortará a importante zona de suporte nos 1290-1300 pts, atingindo 1/2 do target teórico do inverted cup&handle que se está a desenvolver no índice, deixando no gráfico uma bear trap, para depois perseguir o seu target teórico no seu highest high - 1040 pts.
cenário 2 -
se o breakout se der na linha inferior da cunha descendente, é expectável que o índice vá testar a zona de suporte que o índice tem nos 1400-1430 pts, atingindo assim o target teórico da cup&handle que o índice está a construir - 1429 pts, para depois fazer um pullback á linha inferior da cunha descendente e perseguir, depois, o target teórico da descending wedge - 1580 pts, testando ao mesmo tempo a zona de suporte dos 1550-1580 pts.

key points:
- breakout da cunha descendente
- zona de suporte nos 1290-1310 pts
- linha de tendência descendente de longo prazo.

conclusão:
os bears estão em controlo enquanto o índice se mantiver abaixo da linha de tendência descente de longo prazo.
no entanto, caso a cunha descendente seja quebrada na sua linha superior e os bulls ganhem a batalha pelo suporte que o índice tem nos 1290-1310 pts, poderão criar, a estes níveis, uma base para atacar e levar de vencida a long term downtrend line. para já este cenário não se coloca, e a batalha centra-se ainda na luta pelo suporte, dependendo tudo do sentido do breakout da cunha descendente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
um espírito curioso com vontade de aprender e de melhorar todos os dias, também como pessoa.