.disclaimer.

o autor deste blog não se responsabiliza pelo uso que os leitores possam fazer das análises técnicas aqui colocadas.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

análise técnica PSI 20 e S&P 500 05-2-10


S&P 500






PSI - 20







o s&p 500 teve esta semana um pull back ao interior do rectângulo que vinha desenvolvendo, fechando duas sessões no seu interior.
contudo, o índice, não só não teve força para testar a linha superior, como ao desenvolver um padrão, bearish harami, deu indicações de que os bears estavam outra vez no controlo.
5ª feira o índice não conseguiu suporte nos 1085 pts e fechou bem abaixo, nos 1063 pts. uma sessão sob domínio total dos bears.
na 6ª feira o índice abriu e fechou, acima do fecho do dia anterior, desenvolvendo um hammer. foi uma sessão em que os bulls, nas duas últimas horas, acabaram por conseguir impor-se ao sentimento bear. mas será que conseguirão transportar para 2ª feira estas suas posições compradoras? e, por quanto tempo? as próximas sessões esclarecerão.
ambas as hipoteses, testar novamente os 1085 pts ou testar a zona de suporte dos 1020-1030 pts são possíveis.
quanto ao s&p 500 há a referir que o índice ainda não cortou a sua média móvel de longo prazo.
quanto ao psi-20, nos dois primeiros dias, desta última semana, fechou acima do suporte dos 8000 pts, formando, contudo, na 3ª feira um hanging man, um padrão bearish.
na 4ª e na 5ª feira tivemos dois dias de vendas generalizadas, acompanhadas de grande volume, com os investidores a mostrarem cepticismo em relação aos indicadores financeiros e económicos apresentadas pela economia do nosso país.
o nosso índice nestas duas sessões cortou, em baixa, o suporte dos 8000 pts e a zona de suporte dos 7600-7700 pts, indo testar a proximidade da zona de suporte dos 7300 pts.
contudo, com o decorrer da sessão de 6ª feira, o sentimento bearish da abertura foi dando lugar, a partir do início da tarde ao aparecimento dos bulls, terminando esta sessão com a formação de um hammer, um padrão bullish, e testando o suporte dos 7300 pts, o que corresponde a um retracement de 50% em relação ao movimento ascendente anterior e que mostra que o nosso índice por vezes também tem vida própria e nem sempre replica a reacção do índice de referência, s&p 500, com igual grau de intensidade.
e agora?
possivelmente, nas proximas sessões, este suporte dos 7300 pts poderá ser testado algumas vezes e as cotações, a este nível, fazerem um basing para uma possível valorização.
mas também não é de excluir a hipótese de o suporte ser cortado em baixa, e o índice ir testar nova zona de suporte nos 6900 pts, o que para mim é mais plausível, devido ás seguintes condições:
- o psi-20 já cortou a média móvel de longo prazo, 200 dias, no sentido descendente o que é um indicador de inversão de tendência.
- formação do double top que é mais um indicador bearish, de inversão de tendência.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
um espírito curioso com vontade de aprender e de melhorar todos os dias, também como pessoa.