.disclaimer.

o autor deste blog não se responsabiliza pelo uso que os leitores possam fazer das análises técnicas aqui colocadas.

domingo, 30 de janeiro de 2011

análise técnica ao s&p 500.

s&p 500.

macd.

momentum 10.


o s&p parece estar a começar um retrace do anterior movimento iniciado em setembro.
tal como colocado no último post, e sabendo que o índice se encontra sobrecomprado e a realizar bearish divergences em vários indicadores de momentum, bem como a desenvolver aquilo que parece ser uma rising wedge, um cenário expectável para o mesmo será este vir a realizar um retrace que poderá atingir a zona de suporte dos 1220-1233 pts e que corresponderá a 23.6% do anterior upmove.
há no entanto a referir que, quando estamos na presença da formação de uma 5 wave up "estendida", como é o caso, a onda correctiva que se segue costuma ser ingreme e por vezes corrige quase toda a wave 5, podendo terminar na extremidade da wave 4.
a ser este último cenário aquele que se desenvolveria, então o padrão cup&handle seria posto em causa bem como o próprio trend, já que a EMA200 e a semi log long term uptrend line seria quebrada em baixa e, assim, o índice iria testar novamente a sua zona suporte em torno dos 1172 pts que corresponderia a um retrace de aproximadamente 38,2% do anterior movimento.
no entanto este último cenário parece-me ter pouca probabilidade de se vir a desenvolver.

análise técnica ao s&p 600.

s&p 600 small caps.


o s&p 600 depois de no inicio do mês de dezembro ter quebrado em alta a importante resistência que tinha nos 400-405 pts, a partir do final do mesmo mês começou a lateralizar, estando desde essa altura a cotar dentro de um trading range limitado pelas boundaries 410-427 pts.
a questão que se coloca é saber se este acontecimento técnico é apenas uma pausa no anterior movimento de alta, movimento de consolidação, ou pelo contrário um processo de distribuição que está a dar origem á formação de um topo.
atendendo á situação técnica que se tem vindo a verificar em todas as praças mundiais nas últimas sessões, poderá estar em formação um processo de distribuição que dará origem a um movimento correctivo.
no entanto, e apesar de o índice já ter perdido a sua EMA20 e a linha de tendência de médio prazo como suportes, ainda possui a EMA 50 e a zona de suporte nos 400-405 pts, bem como a longo prazo a EMA200 e a semi log long term uptrend line.
só uma resolução do tranding range na lower boundary bem como a perda da zona de suporte dos 400-405 pts e a EMA50 é que levará, no curto prazo, o índice a ficar numa situação que se afigura difícil para os touros.

dax 30 - snapshot.

frankfurt dax 30.

ftse 100 - snapshot.

london ftse 100.

cac 40 - snapshot.

paris cac 40.

ibovespa - snapshot.

são paulo ibovespa.

mxx - snapshot.

mexico mxx.

nikkei 225 - snapshot.

tokyo nikkei 225.

shangai composite - snapshot.

shangai composite.

bse 30 - snapshot.

india bse 30

domingo, 23 de janeiro de 2011

análise técnica ao s&p 500.

s&p 500.


tal como escrito nos últimos posts, antes de o índice prosseguir o seu caminho ascendente até aos 1320-1330 pts, objectivo teórico para o mesmo, explicado aqui em posts anteriores, na proximidade desta importante resistência que o índice tem em torno dos 1300 pts é expectável que haja um retracement do anterior movimento iniciado em finais de junho que poderá atingir os 23,6% deste upmove, caso a linha de tendência de médio prazo não actue como suporte e as zonas de suporte que o indice tem em torno dos 1262 pts e 1252 pts, forem quebradas em baixa.
a ser assim, só depois de se verificar esta correcção é que se iniciará o novo boost que dará origem à formação de mais uma leg up e que poderá levar o índice ao target anunciado.
se durante a ocorrência destes acontecimentos técnicos a semi-log long term uptrend line for cortada em baixa então o trend de longo prazo poderá ser posto em causa.

nasdaq 100 - snapshot.

nasdaq 100.

dax 30 - snapshot.

frankfurt dax 30.

ftse 100 - snapshot.

london ftse 100.

cac 40 - snapshot.

paris cac 40.

ibovespa - snapshot.

são paulo ibovespa.

merval - snapshot.

buenos aires merval.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

sábado, 15 de janeiro de 2011

análise técnica ao s&p 500.

s&p 500.


o trend continua bullish em todos os time frames enquanto o índice continuar a realizar higher highs e higher lows.
de referir que na proximidade da importante zona de resistência que possui nos 1300 pts, é possivel que haja nas próximas sessões alguma correcção que possa levar o índice a testar as zonas de suporte dos 1250-1260 pts e quiça dos 1220-1230 pts, antes de realizar a próxima leg up que o levará aos 1332 pts, 1/2 do target teórico da cup&handle que o índice está a realizar.

análise técnica ao nasdaq 100.

nasdaq 100.


o trend continua bullish em todos os time frames enquanto o índice continuar a realizar higher highs e higher lows.
o target teórico da wave 5 e os 161,8% do retracement do trend iniciado em abril deste ano e terminado em julho já foram atingidos, o que denota a força bullish deste uptrend.
no entanto é provável que o índice esteja a poucas sessões de realizar um topo e consequente correcção, já que o índice se apresenta sobrecomprado e a realizar bearish divergence em muitos indicadores de momentum.
de referir que para a saúde deste uptrend esta correcção seria até bem vinda.

análise técnica ao dax 30.

frankfurt - dax 30.


o indice encontra-se desde setembro a realizar sucessivos relative higher highs e relative higher lows.
neste momento está a testar a importante zona de resistência que possui nos 7100-7200 pts.
no entanto esta zona de resistência não será fácil de ser transformada em zona de suporte já que os bears esperarão aqui entrincheirar-se e vender o índice, criando assim dificuldades aos bulls.

análise técnica ao ftse 100.

london ftse 100.


o ftse está desde julho deste ano a construir um uptrend channel realizando sucessivos relative higher highs e relative higher lows.
depois de nas duas últimas semanas ter testado a zona de resistência que possui nos 5900-6000 pts, o índice parece querer transformar esta zona em zona de suporte.
se o conseguir, este acontecimento técnico será de extrema importância para o futuro bullish do índice.
de referir, no entanto, que tal acontecimento técnico não será fácil de conseguir para a causa bull já que os bears verão nesta zona uma oportunidade para vender o índice.

análise técnica ao cac 40.

paris cac 40.


o índice francês desde o verão que se encontra a construir um uptrend channel.
depois de ter ganho, nesta semana que findou, os 7600 pts como zona de suporte, encontra-se agora a ganhar fôlego para um teste á zona de resistência que possui nos 4100-4200 pts.
de referir que o índice tem na sua EMA200 um suporte.
de referir também que na sessão de sexta feira realizou um relative higher high, o que é um acontecimento técnico importante para a causa bull.

análise técnica ao ibovespa.

índice bovespa.


o índice brasileiro está a desenvolver um major trading range desde o outono de 2009 com boundaries na zona de suporte que possui nos 58000-59000 pts e na zona de resistência dos 71000-72000 pts.
esta semana testou pela 5ª vez a upper boundary deste trading range, depois de ter estado a desenvolver uma falling wedge.
se o breakout se der na upper boundary e esta for transformada em zona de suporte, então o target teórico deste padrão encontra-se na proximidade dos 85000 pts.

análise técnica ao nikkei 225.

nikkei 225.


o índice japonês desde maio de 2009 que parece estar a desenvolver um major trading range com boundaries na zona de suporte que possui nos 9000-9100 pts e na zona de resistência dos 10800-11000 pts.
depois de ter estado a desenvolver um inverted h&s desde o verão, prepara-se agora para atingir o seu target e testar mais uma vez a upper boundary do trading range.
a dúvida que se coloca, é se desta vez conseguirá realizar um upward breakout e transformar a zona dos 10800-11000 pts em zona de suporte.
se este facto técnico for conseguido então o target teórico deste padrão encontra-se na proximidade dos 13000 pts.

análise técnica ao psi-20.

psi-20.


o psi-20 parece estar a desenvolver uma descending wedge depois de nesta semana ter testado a zona de suporte que possui nos 7350-7450 pts.
de referir que segundo bulkowski este é um padrão que se resolve em 68% dos casos através de um upward breakout.
se conseguir transformar os 7600 pts, anterior resistência, bem como a EMA200 em suporte, então é expectável como primeiro objectivo um teste á linha descendente de curto prazo que vem de outubro.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

um olhar sobre alguns títulos do dax 30.

adidas salomon.

basf ag.

bayern motor werke.

beiersdorf.

linde.

lufthansa.

man ag.

salzgitter.

siemens.

thyssen krupp.

domingo, 9 de janeiro de 2011

análise técnica ao s&p 500.

s&p 500.


o trend continua bullish em todos os time frames enquanto o índice continuar a fazer higher highs e higher lows mas, encontra-se já à algumas sessões sobrecomprado e a realizar bearish divergences em quase todos os indicadores de momentum, que se têm mantido devido á crescente liquidez que vai chegando vinda do mercado das obrigações e também como resultado das intervenções levadas a cabo pela fed nos chamados pomo days.
no entanto, e apesar deste facto, é expectável que nas próximas sessões possa haver uma correcção do mesmo, em alguns pontos, podendo vir testar a linha de tendência de médio prazo que lhe tem vindo a servir de suporte, quiçá mesmo a zona de suporte nos 1220-1232 pts, antes de encetar mais uma leg up até á zona target natural em torno da resistência que possui nos 1290-1310 pts, podendo dar-se aqui uma correcção mais significativa.
de referir que nesta zona se encontra também o valor de 1/2 do target teórico da cup&handle que o índice está a desenvolver, o que dá um incremento a esta zona como zona target.

macd.

momentum 10.


como podemos ver pela análise técnica a estes indicadores de momentum, eles encontram-se a realizar bearish divergences, acontecimento técnico que hoje poderá não ter a mesma importância que tinha no passado, mas que mesmo assim, deverá ser levado em conta e vigiado.

14-day ADX.


pela análise do 14-day adx verificamos que este indicador está a dar alguns sinais conotados com uma possível mudança no sentido do trend. sinais estes, que também eles deverão ser levados em conta e vigiados.

s&p 500 - point&figure.


relativamente ao gráfico point&figure do s&p 500 verificamos que possui uma zona target natural em torno dos 1320-1330 pts.
também nesta zona target se encontra o retracement de 161,8% do trend iniciado em abril e terminado em julho, o que traz um incremento a esta zona como zona target.
no entanto, há a referir que antes que esta zona target seja atingida o índice deverá ser alvo de uma correcção de alguns pontos.

análise técnica ao nasdaq composite.

nasdaq composite.


o trend continua bullish em todos os horizontes temporais enquanto o índice continuar a fazer higher highs e higher lows.
o índice encontra-se à algumas sessões sobrecomprado e a realizar bearish divergences, que que tem sido mantidas sem fazerem "estragos" pela constante entrada de liquidez. no entanto, é expectável que esteja para breve uma correcção do mesmo, em alguns pontos, antes da próxima leg up o levar a testar a importante zona de resistência que o índice possui nos 2840-2910 pts e que se apresenta como uma natural zona target.
esta zona, sim, afigura-se-me como sendo aquela onde poderá haver lugar a uma correcção mais significativa do índice.

nasdaq composite - p&f.


como se pode verificar pela análise técnica ao ndq composite, em gráfico point&figure, existe uma zona target bem defenida em torno do range 2760-2850 pts. de referir, também, que nesta zona se situa o retracement de 161,8% do trend iniciado em em abril e terminado em julho, o que incrementa ainda mais esta zona como zona target. no entanto, tal como dito anteriormente, é provável que antes de ela ser atingida haja lugar a uma correcção do índice, em alguns pontos, já nas próximas sessões.
para finalizar há a referir que enquanto as linhas de tendência não forem cortadas em baixa, o trend de médio e longo prazo mantêm-se válido.

Arquivo do blogue

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
um espírito curioso com vontade de aprender e de melhorar todos os dias, também como pessoa.