.disclaimer.

o autor deste blog não se responsabiliza pelo uso que os leitores possam fazer das análises técnicas aqui colocadas.

domingo, 31 de outubro de 2010

análise técnica ao s&p 500.

s&p 500.


long legged doji, shooting star, hanging man, hanging man, doji star, doji star.
6 candlesticks bearish patterns nas últimas 7 sessões de trading revelam no mínimo uma grande indecisão quanto ao caminho que o índice irá tomar nas próximas sessões, e é revelador do impasse em que bulls e bears se encontram.
o índice está literalmente pendurado. os investidores esperam por notícias que sairão na próxima semana para actuarem, nomeadamente os resultados das eleições para o congresso, as decisões da fed quanto aos montantes a disponibilizar para o QE2, bem como os desenvolvimentos que surjam relativamente á situação das hipotecas no mercado imobiliário.
no entanto se o aparecimento destes padrões bearish, só por si, não garantem uma inversão do trend prevalecente, nem tão pouco o seu aparecimento deve dar origem á abertura imediata de posições curtas, fragilizam o índice e o investidor deverá estar atento a essa fragilidade. mas, no entanto, o trend poderá seguir em ambas as direcções a partir desta zona de consolidação.
se a contagem bull apresentada estiver correcta, o aparecimento destes padrões poderá indiciar o terminus da wave 3, nestes valores, e o início da wave 4 correctiva, antes de atacar o target do inverted h&s nos 1251 pts, através do desenvolvimento posterior da wave 5 no sentido do trend.
a acontecer aqui, nestes valores, o inicio da wave 4, resta saber qual será a amplitude de tal movimento correctivo.
de acordo com os fibonacci retracement numbers, se houver um retracement de 23,6% em relação ao up move desenvolvido desde os 1040 pts, a 25 de agosto, até aos 1196, a 25 de outubro, o índice corrigirá até aos 1160 pts. se o retracement for de 38,2% a correcção será até aos 1136 pts. se for de 50%, 1119 pts e se for de 61,8% será até aos 1100 pts.
mas um outro cenário se poderá colocar:
a contagem apresentada estar errada em virtude das notícias que saírem para a semana serem tão positivas para a causa bull que estas irão servir de um poderoso fuel para o desenvolvimento de uma leg up directamente até aos 1220 pts, não terminando aqui nestes valores a wave 3.

análise técnica ao psi-20.

psi-20.


o psi 20 fecha a semana acima da resistência que tem nos 8000-8050 pts.
este é um dado tecnicamente importante para o índice.
depois de uma 1ª leg up que se iniciou na 2ª semana de setembro e que termina no inicio da 1ª semana de outubro, tem algumas sessões de pausa, e completa nesta sexta feira a segunda leg up em jeito de um measured move, com o expectável target objectivamente cumprido.
nas próximas sessões é expectável que o índice respire, a estes valores, e possa transformar esta resistência em suporte. este objectivo irá depender do sentimento prevalecente nos mercados internacionais, nomeadamente nas bolsas americanas, nas próximas sessões.
caso haja um retirar de mais valias mais acentuado, em consequência de desenvolvimentos menos bullish nas praças estrangeiras, então poderemos ver esta zona a constituir-se como resistência, levando o índice a uma maior correcção e a um possível teste á zona dos 7700 pts onde se situa a linha de tendência ascendente de médio prazo antes de ganhar fôlego para o ataque ao próximo objectivo que é o teste á resistência mais importante que possui na zona dos 8300 pts.

sábado, 30 de outubro de 2010

um olhar sobre os aspectos bullish e bearish dos principais índices europeus.

london ftse 100.

frankfurt dax 30.

paris cac 40.

swiss smi.

madrid ibex 35.

amsterdam aex general.

brussels bel 20.

viena atx.

um olhar sobre os aspectos bullish e bearish dos principais índices asiáticos.

shangai composite.

tokyo nikkei 225.

taiwan weighted.

hong kong hang seng.

singapore straits times.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

um olhar sobre os aspectos bullish e bearish dos principais índices sul americanos.

são paulo ibovespa.

mexico mxx.

buenos aires merval.


dos três índices sul americanos apresentados, os que neste momento apresentam maior momentum são o merval e o mxx, já que desde o ínicio de setembro estão a desenvolver um impressionante bullish up trend, tendo neste seu percurso superado os anteriores máximos absolutos estabelecidos em abril último. contudo, o merval está neste momento a desenvolver uma bearish divergence. ainda que o seu aparecimento não indicie forçosamente uma inversão de tendência, indica alguma fraqueza no seu momentum e como tal poderá dar origem a alguma correcção se entretanto a bearish divergence não for desfeita através de uma lateralização do índice.
quanto ao ibovespa é o único, dos três, que ainda não conseguiu estabelecer um novo máximo absoluto, na medida que ainda não conseguiu cortar ascendentemente a resistência que possui nos 71000-72000 pts, que corresponde ao anterior máximo absoluto de abril último. esta resistência foi recentemente testada e fez jus ao nome actuando como tal.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

análise técnica ao s&p 500.

s&p 500.


o sp após um gap-up open, e depois de na primeira meia hora de transacção ter feito o máximo do dia nos 1196 pts, novo minor higher high, passa o resto da sessão a corrigir e deixa no gráfico diário uma shooting star, fechando acima do fecho da sessão de ontem. este padrão candlestick quando aparece deve ser sempre alvo de vigilância.
como tal, o índice deverá na sessão de amanhã fazer um novo minor higher high para anular a presença da shooting star.
como amanhã é um POMO day, é provável que o consiga.
no entanto, começa a ficar a dúvida se o índice será capaz de completar a 3ª wave up nos 1220 pts.

domingo, 24 de outubro de 2010

análise técnica ao s&p 500.

s&p 500.


o trend de curto prazo continua bullish.
apesar de neste momento estar a desenvolver uma bearish divergence e de ter apresentado perda de momentum nas últimas sessões, por não se apresentar excessivamente sobrecomprado, ainda poderá ter força suficiente para completar a 3ª wave up na proximidade dos 1220 pts, isto se esta contagem estiver correcta.
no entanto, o terminar da wave 3 poderá acontecer um pouco antes desta importante resistência, talvez pelos 1205 ou 1210 pts.
poder-se-á pois dizer que, por enquanto, ainda não existem sinais claros de que a correcção que se espera, e que dará origem á formação da 4ª wave down, esteja a formar-se.
uma das razões para se pensar assim é que o índice continua a realizar minor higher highs.
o investidor posicional que possui posições longas deve continuar a mantê-las, e enquanto não existirem indícios concretos de que o trend está a dar sinais de correcção, não deve abrir posições curtas contra o mesmo.

análise técnica ao psi 20.

psi 20.


o trend de curto prazo continua bullish.
o índice tem apresentado nas últimas sessões forte momentum.
apesar de estar a caminhar para a zona overbouht ainda não se encontra sobrecomprado, o que o deixa em boas condições técnicas para atacar a zona de resistência que possui nos 8000-8050 pts.
contudo, é possível que nas próximas sessões, e na proximidade desta zona de resistência, haja alguma retirada de mais valias depois da leg up iniciada em meados de setembro.
assim que conseguir transformar os 8000-8050 pts em zona de suporte terá como próximo objectivo o ataque á zona de resistência nos 8300-8350 pts.

aspectos bullish e bearish dos principais indices europeus.

london ftse 100.

frankfurt dax 30.

paris cac 40.

swiss smi.

amsterdam aex.

aspectos bullish e bearish dos principais índices asáticos.

shangai composite.

japanese nikkei 225.

hong kong hang seng.

taiwan weighted.

singapore straits times.

um olhar sobre os aspectos bullish e bearish dos principais índices sul americanos.

são paulo bovespa.

mexico mxx.

buenos aires merval.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

um olhar sobre a situação técnica de alguns dos principais indices estado unidenses.

s&p 500 close up.

s&p 500.

nasdaq 100.

dow 30.


os índices continuam em bullish mode. a correcção verificada na terça feira dá ideia de ter sido apenas o resultado de uma retirada de mais valias que possivelmente induziu um disparar de stops e, como consequência, a pressão vendedora que se seguiu.
contudo, desde o ínicio de setembro já levamos 36 dias de bullish swing, e como os índices se encontram algo estendidos, deverão estar a completar a 3 wave up, que possivelmente acontecerá, no s&p 500 em torno dos 1220 pts e anterior máximo relativo. de referir que esta é uma importante resistência no passado do índice.
se esta leitura estiver correcta, o índice depois de cumprir este objectivo deverá corrigir formando a 4 wave down, podendo vir testar o suporte que tem nos 1175 pt e possivelmente mesmo os 1150 pts antes de procurar atingir o target do inverted h&s que está a formar, completando assim a 5 wave up por volta dos 1252 pts.
de referir que o índice tem na proximidade deste valor uma importante zona de resistência no passado do índice.
uma análise análoga poderá ser feita para os outros índices apresentados.
como conclusão poderemos dizer que quem está longo deve manter esta posição e estar atento ao findar da 3 wave up e ao formar da 4 wave donw.

domingo, 17 de outubro de 2010

análise técnica ao s&p 500.

ss&p 500.


o trend de curto prazo continua bullish apesar do índice neste momento se encontrar sobrecomprado e a desenvolver bearish divergences no rsi, no estocástico, no price roc, no momentum 10, mas não ainda no macd.
contudo, e depois de ter conseguido transformar a resistência que tinha nos 1175 pts em suporte, se nas próximas sessões conseguir consolidar nesta zona sem corrigir, aliviando assim os seus indicadores, é expectável que ganhe momentum para vir testar os 1220 pts, anterior máximo relativo de abril e seu próximo objectivo.
caso a resistência dos 1175 pts seja quebrada em baixa, é possível como primeiro objectivo um teste à zona de suporte nos 1150 pts.
de referir que o target do inverted h&s que o índice está a desenvolver se encontra nos 1252 pts. para que este objectivo seja atingido na sua plenitude é necessário que o índice primeiro consiga ganhar suporte nos 1175 pts e ultrapassar a resistência que possui nos 1220 pts.

análise técnica ao s&p 600 small caps.

s&p 600 small caps.


o trend de curto prazo, que se iniciou em finais de agosto, continua bullish.
contudo, e apesar de ainda não ter testado o pico de maio, que se apresenta agora como a próxima resistência, apresenta forte momentum e ainda se encontra pouco sobrecomprado e não está a desenvolver bearish divergences, como se pode ver pelo rsi, pelo que é expectável que o próximo objectivo seja um ataque á resistência dos 385 pts bem como á linha de tendência descendente de longo prazo que vem de 2007.

análise técnica e aspectos bullish e bearish do nasdaq composite.

nasdaq composite.


o nasdaq composite está a desenvolver um trend bullish de curto prazo e um inverted h&s, com target nos 2594 pts.
depois de durante algumas sessões ter consolidado em torno da resistência que tinha nos 2380-2400 pts, conseguiu cortá-la ascendentemente e transformá-la em suporte, encontrando-se agora a testar a linha de tendência de longo prazo que vem do máximo relativo de 2007. como se encontra algo sobrecomprado e a desenvolver uma bearish divergence, é possível que possa estar para breve uma correção do mesmo pelo fechar de posições longas e consequente abertura de posições curtas.

um olhar sobre alguns dos diferentes sectores do nasdaq.

nasdaq financials.

nasdaq transports.

nasdaq biotech.

nasdaq telecoms.

nasdaq insurance.

de todos os sectores apresentados, o sector dos transportes e o dos seguros são aqueles que apresentam melhor desempenho desde abril, tendo mesmo superado o máximo relaivo cbtido nesta data. já o sector financeiro é aquele que apresenta o pior desempenho e ainda só nas últimas sessões conseguiu fazer um minor higher high.

aspectos bullish e bearish dos principais indices europeus.

london ftse 100.

frankfurt dax 30.

paris cac 40.

swiss smi.

amsterdam aex general.

madrid ibex 35.

brussels bel 20.

viena atx.

oslo oseax.

Arquivo do blogue

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
um espírito curioso com vontade de aprender e de melhorar todos os dias, também como pessoa.