.disclaimer.

o autor deste blog não se responsabiliza pelo uso que os leitores possam fazer das análises técnicas aqui colocadas.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

e porque estamos no Natal ... algumas prendas

seguidamente apresentam-se algumas cotadas, do psi20, que considero interessantes em termos de análise técnica, nomeadamente quanto ao desenvolvimento de alguns padrões importantes e, de divergências bullish. também os indicadores chaikin A/D e Chaikin money flow, aqui apresentados, nos permitem complementar esta análise técnica, ao darem uma ideia daquilo que os agentes do mercado estão a fazer. se estão a entrar no mercado e a acumular ou se estão a sair e a distribuir(vender).
também, a mota engil e o banif apresentam indicadores técnicos interessantes, isto numa análise a curto prazo.

análise técnica da EDP-R 21-12-2009

EDP-R 21-12-2009

Cotação
Price ROC
Chaikin A/D

...e de mais algumas cotadas do PSI-20

BCP 21-12-2009

Cotação
RSI
Chaikin A/D

Sonae Com 21-12-2009

Cotação
Price ROC
Chaikin Money Flow

Altri 21-12-2009

Cotação
RSI
Chaikin Money Flow

Martifer 21-12-2009

Cotação
Price ROC
Chaikin A/D

Mota - Engil 21-12-2009

Cotação
Stochastic
Chaikin Money Flow

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

gráficos point & figure

este tipo de gráfico tem a vantagem de libertar a análise técnica da variável tempo.
as principais variáveis da sua construção são o número de caixas de inversão e a dimensão da caixa.
este tipo de gráfico apenas tem uma escala vertical, a dos preços. a escala horizontal não se coloca, contudo é habitual assinalar na parte inferior do gráfico as datas de ocorrências de inversões.
neste tipo de gráfico uma subida de preços é assinalada com uma cruz e a descida com um zero.
cada quadrícula, ou caixa, representa um determinado incremento no preço do activo. o valor de cada uma destas unidades de variação mínima, ou caixa, depende do preço do activo e da sua volatilidade. quanto maior o valor do activo, maior o tamanho da caixa. quanto maior for a volatilidade do activo, maior terá que ser, também, a caixa. mas, regra geral corresponde a 1/100 desse valor.
assim, uma caixa tanto pode representar a variação do preço do activo num dia como num mês.
considera-se haver uma inversão do preço quando este ultrapassar um determinado valor, geralmente, o valor de três ou cinco vezes o valor da unidade de variação mínima, correspondendo, assim, a três ou cinco caixas, consoante o tipo de gráfico que se queira construir e consoante se deseje um gráfico mais ou menos sensível a variações dos preços.
seguidamente apresentam-se os gráficos de três importantes índices asiáticos, em point & figure. nestes gráficos, podem ver-se os momentos de inversão ocorridos.

taiwan weighted, shangai composite, nikkei 225, em point &figure

taiwan weighted 4-12-2009

Cotação

shangai composite 4-12-2009

Cotação

nikkei 225 4-12-2009

Cotação

sábado, 5 de dezembro de 2009

médias móveis

uma media móvel, é um método de cálculo de um valor médio dos preços, de um activo, para um determinado período de tempo. a média é móvel, porque se altera á medida que o tempo passa e as cotações mudam.
a principal vantagem das medias móveis é que elas suavizam as principais oscilações dos preços evoluindo de forma menos brusca.
porque são, assim, menos voláteis que os preços, facilitam a identificação da tendência.
o sucesso das médias móveis reside no facto de serem trend following, mantendo-se no sentido da tendência.
a maior ou menor sensibilidade de uma média móvel às variações dos preços depende do número de períodos que é utilizado no seu cálculo.
tendo em conta os diferentes períodos, as médias móveis podem ser:
- longo prazo- 100 a 200 dias
- médio prazo- 20 a 100 dias
- curto prazo- 5 a 20 dias.
as médias móveis não servem apenas para determinar a tendência dos preços. também podem ser usadas para alertar para possíveis inversões. não são um método de previsão baseado na antecipação dos movimentos, apenas ajudam a constatar as inversões depois de elas acontecerem.
mas, as médias móveis também são utilizadas como métodos de transacção.um dos métodos de transacção mais popular que utiliza as médias móveis é o método do cross-over. ele consiste em vender o activo sempre que os preços cortam a sua média móvel no sentido descendente e comprar-se o activo, sempre que os preços cortem a sua média móvel no sentido ascendente.
um outro método, que se socorre das médias móveis para transaccionar, é o método das médias móveis múltiplas. o double cross-over, que usa duas médias e o triple cross-over, que usa três.
o double cross-over recorre a duas médias, uma longa e uma curta. a média longa descreve a tendência e a curta serve de instrumento timing de entrada e saída do mercado.
no triple cross-over são utilizadas três médias: uma de curto prazo, uma de médio prazo e uma de longo prazo.
devido à cada vez maior volatilidade dos mercados, é cada vez mais difícil transaccionar com base nelas, contudo, ainda são utilizadas por muitos investidores.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

sistemas de trading

um sistema de trading é um conjunto de regras que devem ser usadas para gerar sinais de compra e venda. depois de estabelecido deve ser activado de forma mecânica, tanto para entrar como para sair de uma posição, erradicando, assim, a componente psicológica que qualquer decisão de investimento acarreta.
um sistema de trading poderá incluir uma média móvel de 20 dias para o curto prazo,ou menor, como por exemplo 12 dias, uma de 50 para o médio prazo e uma de 200 para o longo prazo, e utilizar o método do cross-over da MM20 com a MM50 para estabelecer trades de médio prazo e uma MM200 para defenir a tendência de longo prazo, entrando ou saindo do mercado quando os preços cortarem esta média móvel, ou em alternativa, quando a MM50 cortar a MM200 no sentido descendente ou ascendente.
no curto prazo, para o swing trading, poderá utilizar-se um indicador de volatilidade,como o vix, um indicador de momentum, como o oscilador estocástico, e um gráfico candlesticks de preços, para interpretar toda a informação fornecida pelos padrões de inversão desenvolvidos, bem como estar atento ao desenvolvimento de divergências entre o gráfico de preços e o indicador de momentum.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

semapa, martifer e sonae

depois de terem corrigido significativamente, estas cotadas apresentam indicadores técnicos de entrada no curto prazo, tal como o próprio PSI-20 os apresenta, nomeadamente o desenvolvimento de divergências bullish, mas estas entradas só serão bem sucedidas se os índices americanos continuarem a apresentar alguma superioridade dos bulls sobre os bears, principalmente o s&p 500,e a influenciarem assim positivamente os mercados, já que o comportamento de cada cotada depende não só das notícias que sobre elas forem surgindo mas, também do panorama geral dos mercados bolsistas.
contudo, no que respeita aos índices americanos, as suas forças estão cada vez mais equilibradas. basta ver que nas últimas 16 sessões, o s&p 500 tem estado a lateralizar dentro do canal 1085 - 1115 pts.
de referir, também, que este índice apresenta uma importante resistência nos 1120 pts que está a influenciar o mercado.
contudo, como ainda não se deu o cross-over da MM20 com a MM50 no sentido descendente e como a MM50 continua a servir de suporte ao índice, ainda não é altura de nos desfazermos das posições longas.
também os 1100 pts continuam a influenciar psicologicamente tanto os bears como os bulls. é também uma importante zona de resistência.
os bears tem tentado puxar o índice para baixo mas a força compradora ainda tem sido suficiente para o suster, como tal, o breakout ainda não se deu. e acredita-se que seja no sentido descendente porque o índice desde o ínicio março já valorizou mais de 60% e, como tal, acredita-se que as cotadas que o compõem estarão sobreavaliadas em relação ao seu real valor.
para quando a inversão? depente da resistência dos bulls ao ataque dos bears. por enquanto o índice vai consolidando.
S&P 500 2-12-2009

Cotação
Stochastic

PSI 20 2-12-2009

Cotação
Stochastic
semapa 2-12-2009

Cotação
Stochastic

martifer 2-12-2009

Cotação
Price ROC

sonae sgps 2-12-2009

Cotação
Stochastic

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

lagardere e lafarge 1-12-2009

com o psi20 com pouca liquidez é com interesse que se descobrem algumas oportunidades de negócio, para swing trading, por exemplo como estas, no cac40.
ambas as cotadas apresentam bons indicadores técnicos, nomeadamente ao estarem a desenvolver bullish divergences. contudo, o seu desempenho também depende da evolução dos mercados bolsistas mundiais, nomeadamente do s&p 500.
lagardere 1-12-2009

Cotação
Price ROC

lafarge 1-12-2009

Cotação
Stochastic


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

S&P500 - 27/11/2009

o s&p500, de 16 de outubro a 16 de novembro, testou por várias vezes a resistência dos 1100 pts. de notar que esta resistência é também uma importante resistência, neste índice, em anos anteriores.
esta resistência foi quebrada no dia 16 de novembro, e as cotações mantiveram-se acima dela durante 6 sessões, passando, assim, a funcionar como suporte.
contudo, os dias em que o índice esteve acima dos 1100 pts foram dias em que demonstrou fraqueza, tanto a nível de volume, como de momentum.
de referir também, que podemos encontrar nestes dias, três velas hanging man, com toda a importância a nível da psicologia de mercado que elas acarretam. podemos também verificar a formação de uma bearish divergence.
todos estes sinais dão indicação de podermos estar a assistir a uma reversão, o que de facto parece estar a confirmar-se com o aparecimento no dia de hoje de uma grande vela preta, levando o índice a fechar abaixo dos 1100 pts, acompanhado com aumento de volume.

S&P500 27-11-2009

Cotação
oscilador estocástico S&P500 27-11-2009

Stochastic

conceito de divergência

o conceito de divergência pode ser descrito como o fenómeno em que o momentum se move no sentido oposto do dos preços.
existem dois tipos clássicos de divergências: "bullish divergence" e "bearish divergence".

a "bullish divergence" ocorre quando os preços atingiram um fundo mais baixo que o anterior e, no entanto, o indicador de momentum não confirma este movimento dos preços, aumentando. quando acontecem, podem gerar um "upturn" no nível de preços.

a "bearish divergence" ocorre quando os preços atingiram um pico mais alto que o anterior e, no entanto, o indicador de momentum não confirma este movimento dos preços, diminuindo. quando acontecem, podem gerar um "downturn" no nível de preços.

níveis overbought, oversold

os indicadores de momentum, oscilador estocástico e rsi, são osciladores em que os seus valores variam entre 0 e 100. contudo, possuem duas zonas, cada uma definida por uma recta, em baixo e em cima , que representam situações em que os níveis de preços estão, respectivamente sobrevendidos e sobrecomprados.
no estocástico o limite da banda inferior vai de 0 a 20 e o limite superior de 80 a 100.
no rsi o limite da bando inferior vai de 0 a 30 e o limite da banda superior de 70 a 100.
estas zonas oversold e overbought, sendo zonas em que os preços estão "overextended", podem representar,respectivamente, potenciais oportunidades de compra e venda.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

S&P 500 de 25 de Novembro

Cotação
oscilador estocástico do S&P 500 de 25 de Novembro

Stochastic
PSI 20 de 25 de Novembro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/PSI%2020%20%20-%2025%20de%20Novembro.doc
oscilador estocástico PSI 20 de 25 de Novembro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/O.E.%20do%20PSI%2020%20-%2025%20de%20Novembro.doc
CAC 40 de 25 de Novembro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/CAC-40%20%2025%20de%20Novembro.doc
oscilador estocástico CAC 40 de 25 de Novembro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/O.%20E.%20CAC40%20-%2025%20de%20Novembro.doc
nikkei 225 de 25 de Novembro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/NIKKEI%20225%20de%2025%20de%20Novembro.doc
osccilador estocástico - nikkei 225 - 25 de Novembro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/O.E.%20do%20nikkei%20de%2025%20de%20Novembro.doc

o conceito de momentum

importância do conceito momentum:

- tendências saudáveis de preços tendem a exibir forte momentum, enquanto tendências de preços enfraquecidas frequentemente exibem um estagnado ou decrescente momentum, alertando o investidor para uma possível correcção ou reversão da tendência.

- os indicadores de momentum também nos mostram os níveis overbought- sobrecomprado e oversold - sobrevendido, dos preços.
a estes níveis extremos, ou níveis de exaustão, os preços tendem a inverter.

os osciladores foram criados para encontrarem estes pontos de reversão.

indicadores técnicos - os osciladores

para avaliar a actividade dos preços e ajudar na tomada de decisões de investimento, existe um conjunto variado de indicadores que nos são úteis, principalmente se o nosso objectivo for o Swing Tading.
entre os mais populares, estão os osciladores. neste grupo de indicadores estão incluídos o RSI - relative strength index, Stochastic Oscillator, Price ROC-rate of change e a MACD-moving average convergence divergence.
estes indicadores são essencialmente utilizados para identificar reversões dos preços no curto prazo e não tanto reversões das tendências no longo prazo.
todos estes indicadores são baseados no conceito de momentum, o qual se refere à taxa à qual os preços mudam.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

S&P500 - 16 de Novembro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/S%26P%20500%20%20%20%20%2016-11-2009.doc
DAX - 29 de Outubro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/Dax%20-%2029.10.doc
oscilador estocástico - DAX - 29 de Outubro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/Oscilador%20Estoc%C3%A1stico%20-%20DAX%20-%2029.10.doc
S&P500 - 29 de Outubro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/S%26P500%20-%2029%20do%2010.doc
oscilador estocástico - S&P500 - 29 de Outubro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/Oscilador%20Estoc%C3%A1stico%20%20%20%20%20%2029-10.doc
S&P500 - 26 de Outubro

http://dl.dropbox.com/u/2655111/S%26P500%20-%2026%20de%20Outubro.doc
oscilador estocástico - S&P500 - 26 de Outubro.

http://dl.dropbox.com/u/2655111/Oscilador%20Estoc%C3%A1stico%20-%20S%26P500%20-%2026%20de%20Outubro.doc

gráficos candlestick

estes gráficos são de origem japonesa e são por eles usados desde o século XVII.
representam a psicologia por detrás do movimento de preços de uma forma clara e intuitiva.
a principal vantagem deste tipo de gráficos é que cada vela diária reúne os preços de abertura, máximo, mínimo e fecho.
num gráfico candlestick podemos distinguir o corpo e as sombras.
se o corpo é branco, o preço de fecho é superior ao preço de abertura. é um dia de subida de preços.
quando os preços fecham abaixo do preço de abertura o corpo é preenchido a preto. é um dia de descidas de preços.
a sombra superior corresponde ao preço máximo. a sombra inferior ao mínimo.
a observação deste tipo de gráficos permite detectar vários tipos de formações ou padrões. cada uma destas formações tem uma designação diferente e descrevem a componente emocional do mercado.
podemos, assim, distinguir padrões de inversão e de consolidação de tendências.

Gráficos de preços

o gráfico de preços é o instrumento mais importante para a análise técnica poder ser feita. é com base nestes gráficos que o movimento futuro dos preços é previsto e que a determinação dos pontos de entrada e saída do mercado se efectua.
tipos de gráficos de preços:

- gráficos de linhas
- gráficos de barras
- gráficos de ponto e figura
- gráficos candlesticks

índices de acções

índice de acções, é um cabaz de acções que podem representar todo o mercado, apenas um sector ou uma indústria em particular.
a escolha das acções que fazem parte dos vários índices pode ser feita segundo vários critérios, sendo os mais comuns a liquidez e a capitalização bolsista.
existem muitos índices a nível mundial, mas o índice de referência para os vários mercados de acções é o índice americano S&P500. este índice é composto por 500 acções.

filosofia da análise técnica

três grandes pressupostos em que se baseia a análise técnica:

- tudo se reflecte nos preços de mercado.
- os preços movem-se em tendências que persistem.
- o comportamento do mercado repete-se.

movimentos de preços

existem três tipos de movimentos de preços, a saber: movimentos de alta, movimentos de baixa e movimentos laterais.
a análise técnica tenta prever a evolução futura destes movimentos de preços, recorrendo ao estudo do seu comportamento no passado.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

o que é a análise técnica

conjunto de métodos que pretendem determinar o sentido dos preços e possíveis inversões do mercado.
como os preços não se movem aleatoriamente mas, em padrões repetitivos e, passíveis de serem identificados, a análise técnica é um instrumento essencial para a tomada de decisões.

o porquê deste blog

o autor deste blog pretende, neste espaço, compartilhar alguma análise técnica por ele feita, com amigos e curiosos destas questões dos mercados bolsistas, sem no entanto se responsabilizar pelo uso que possam fazer dela.

Arquivo do blogue

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
um espírito curioso com vontade de aprender e de melhorar todos os dias, também como pessoa.