.disclaimer.

o autor deste blog não se responsabiliza pelo uso que os leitores possam fazer das análises técnicas aqui colocadas.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

análise técnica ao 500 index.

(click on charts to enlarge).

s&p 500 - daily chart: close up.

s&p 500 - daily chart.


ainda sem a cotação de hoje, o 500 index deixa no gráfico diário um bearish harami, prenúncio de mais correcção a chegar.
e tal veio a acontecer na sessão de hoje, vindo o índice testar a sua ema50 e fazendo um pullback á linha da oferta do triângulo descendente que está a construir.
tecnicamente estão criadas as condições para haver nestes suportes, e a estes valores de equilibrio entre bulls e bears, um rebound e uma nova inflexão do índice para norte. estes valores correspondem aos valores médios do trading range que o indice tem vindo a construir desde março.
esta zona de equilibrio entre bulls e bears situa-se na zona suporte/resisência dos 1295-1302 pts e representa a fronteira entre os domínios destes dois grupos.
so far the name of the game is "buy the dips".
tal como havíamos referido em posts anteriores o índice está a construir, desde março deste ano, um trading range de médio prazo que tudo indica, para já, ser de acumulação e não de distribuição, ainda que o comportamento do volume pareça indicar o contrário.
assim sendo é expectável que este padrão, caso a zona suporte/resistência dos 1295-1302 pts não seja perdida, se venha a desenvolver como um padrão de consolidação do movimento iniciado em março de 2009 e que, como tal, o índice siga para norte, para a zona dos 1400+ pts, zona onde existe um clustering de targets de vários padrões que o índice está a desenvolver.
a saber: cup&handle, trading range, descending triangle, measured move do thrust B.
pelo contrário, caso o índice não ganhe suporte nesta zona dos 1295-1302 pts, e caminhe para sul, quebrando em baixa a lower boundary deste trading range, o sentimento do mercado passará a ser bearish e, então, poderá dirigir-se para a zona dos 1160 pts, zona onde se situa o target deste trading range bem como do H&S que entretanto poderá activar.
no desenvolvimento de todo este quadro técnico há um elemento, o volume, que não parece querer confirmar a hipótese de o trading range ser de acumulação e indicar antes ser de distribuição. porquê? porque o volume parece ser maior nas fases de sell-off.
situação que deixa alguma cautela.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
um espírito curioso com vontade de aprender e de melhorar todos os dias, também como pessoa.