uma media móvel, é um método de cálculo de um valor médio dos preços, de um activo, para um determinado período de tempo. a média é móvel, porque se altera á medida que o tempo passa e as cotações mudam.
a principal vantagem das medias móveis é que elas suavizam as principais oscilações dos preços evoluindo de forma menos brusca.
porque são, assim, menos voláteis que os preços, facilitam a identificação da tendência.
o sucesso das médias móveis reside no facto de serem trend following, mantendo-se no sentido da tendência.
a maior ou menor sensibilidade de uma média móvel às variações dos preços depende do número de períodos que é utilizado no seu cálculo.
tendo em conta os diferentes períodos, as médias móveis podem ser:
- longo prazo- 100 a 200 dias
- médio prazo- 20 a 100 dias
- curto prazo- 5 a 20 dias.
as médias móveis não servem apenas para determinar a tendência dos preços. também podem ser usadas para alertar para possíveis inversões. não são um método de previsão baseado na antecipação dos movimentos, apenas ajudam a constatar as inversões depois de elas acontecerem.
mas, as médias móveis também são utilizadas como métodos de transacção.um dos métodos de transacção mais popular que utiliza as médias móveis é o método do cross-over. ele consiste em vender o activo sempre que os preços cortam a sua média móvel no sentido descendente e comprar-se o activo, sempre que os preços cortem a sua média móvel no sentido ascendente.
um outro método, que se socorre das médias móveis para transaccionar, é o método das médias móveis múltiplas. o double cross-over, que usa duas médias e o triple cross-over, que usa três.
o double cross-over recorre a duas médias, uma longa e uma curta. a média longa descreve a tendência e a curta serve de instrumento timing de entrada e saída do mercado.
no triple cross-over são utilizadas três médias: uma de curto prazo, uma de médio prazo e uma de longo prazo.
devido à cada vez maior volatilidade dos mercados, é cada vez mais difícil transaccionar com base nelas, contudo, ainda são utilizadas por muitos investidores.
a principal vantagem das medias móveis é que elas suavizam as principais oscilações dos preços evoluindo de forma menos brusca.
porque são, assim, menos voláteis que os preços, facilitam a identificação da tendência.
o sucesso das médias móveis reside no facto de serem trend following, mantendo-se no sentido da tendência.
a maior ou menor sensibilidade de uma média móvel às variações dos preços depende do número de períodos que é utilizado no seu cálculo.
tendo em conta os diferentes períodos, as médias móveis podem ser:
- longo prazo- 100 a 200 dias
- médio prazo- 20 a 100 dias
- curto prazo- 5 a 20 dias.
as médias móveis não servem apenas para determinar a tendência dos preços. também podem ser usadas para alertar para possíveis inversões. não são um método de previsão baseado na antecipação dos movimentos, apenas ajudam a constatar as inversões depois de elas acontecerem.
mas, as médias móveis também são utilizadas como métodos de transacção.um dos métodos de transacção mais popular que utiliza as médias móveis é o método do cross-over. ele consiste em vender o activo sempre que os preços cortam a sua média móvel no sentido descendente e comprar-se o activo, sempre que os preços cortem a sua média móvel no sentido ascendente.
um outro método, que se socorre das médias móveis para transaccionar, é o método das médias móveis múltiplas. o double cross-over, que usa duas médias e o triple cross-over, que usa três.
o double cross-over recorre a duas médias, uma longa e uma curta. a média longa descreve a tendência e a curta serve de instrumento timing de entrada e saída do mercado.
no triple cross-over são utilizadas três médias: uma de curto prazo, uma de médio prazo e uma de longo prazo.
devido à cada vez maior volatilidade dos mercados, é cada vez mais difícil transaccionar com base nelas, contudo, ainda são utilizadas por muitos investidores.
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